PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ)
SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE E PLANEJAMENTO
A Vice-presidência de Planejamento é responsável pelo Sistema de Gestão da Qualidade, pelo Projeto Universidade Corporativa Colorada e pelo Planejamento Estratégico do Clube. A VP de Planejamento é capitaneada pelo Vice-Presidente Guilherme Mallet.
HISTÓRICO
Através da padronização dos processos comandada pelo antigo Departamento da Qualidade, o Sport Club Internacional se tornou o primeiro clube de futebol brasileiro a se certificar na ISO 9001, norma internacional para sistemas de gestão. O ano era 2008 e o esforço para a certificação envolveu diversos colaboradores, auditores internos e lideranças do Clube, que passaram a compor o Sistema de Gestão da Qualidade.
Em 2017 o Departamento de Qualidade foi integrado à Vice-Presidência de Planejamento, criada naquele mesmo ano para amadurecer o Sistema de Gestão e o alinhamento dos objetivos estratégicos com os processos internos do Inter.
Os critérios de avaliação para a certificação ISO 9001 tendem a passar por ajustes visando o aprimoramento dos processos de gestão com o tempo. Em julho de 2018 o S.C. Internacional passou por auditoria externa com a ABS Quality Evaluations, que recomendou a migração de seu certificado da ISO 9001:2008 para a sua versão mais recente, a ISO 9001:2015, que possui um foco maior na análise dos riscos envolvidos nos procedimentos internos e na gestão de mudanças. Na atualidade o clube está no ciclo 2024-2026 de certificação.
SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE
Um dos pilares da Vice-Presidência de Planejamento, o principal objetivo do Sistema de Gestão da Qualidade, criado em 2008, é a busca da excelência do atendimento nos serviços referentes ao escopo certificado pela ISO, que abrange a interface com o torcedor e com o sócio. Esses processos são classificados como chave (em vermelho), de gestão (em verde) ou de apoio (em laranja), conforme abaixo:
Todas as ações desenvolvidas pelo Sistema de Gestão da Qualidade são direcionadas pelas Políticas e Objetivos da Qualidade, documento elaborado pelo Departamento da Qualidade e diretamente vinculado ao Planejamento Estratégico Institucional.
Políticas da Qualidade
• Atender os requisitos dos sócios, torcedores, público em geral e demais partes interessadas aplicáveis;
• Focar na excelência do atendimento, e;
• Promover a melhoria contínua dos processos e dos objetivos fundamentados no planejamento estratégico.
Objetivos do Clube
• Satisfação dos torcedores e associados em geral;
• Desenvolver processos para facilitar sistemas de comunicação;
• Alcançar a excelência na gestão corporativa com profissionais altamente qualificados e com alinhamento com o planejamento estratégico;
• Integração entre todas as áreas institucionais através da gestão de processos.
Revisão 05 de 21.10.2022
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Outro pilar da Vice-Presidência é a elaboração e acompanhamento do planejamento estratégico de gestão do S.G. Internacional. Com a alteração estatutária de 2020, que ampliou o mandato do Conselho de Gestão para três anos, a Vice-Presidência de Planejamento ficou encarregada pela elaboração do Planejamento Estratégico do triênio 2021-2023, e foi aprovado pelo Conselho de Gestão e apreciado pelo Conselho Deliberativo do S.C. Internacional em julho de 2021.
A Missão, a Visão e os Valores do clube são:
MISSÃO
Gerar orgulho na vida das pessoas
VISÃO
Gigante Sempre
VALORES
Os valores constituem os balizamentos para o processo decisório e o comportamento da organização no cumprimento de sua missão. Os valores do SPORT CLUB INTERNACIONAL são:
1. Futebol de Excelência;
2. Ética, Transparência e Desportividade;
3. Preservação da História e Tradição de "Clube do Povo";
4. Inclusão, Responsabilidade Social e Sustentabilidade;
5. Preservação e Rentabilização do Patrimõnio;
6. Respeito ao Torcedor;
7. Satisfação e Fidelidade do Associado;
8. Autossustentabilidade Econômica;
9. Inovação e Busca de Excelência de Gestão;
10. Internacionalização do Clube.